Textosvoltar    

Como aceitar a morte?

 

Para todas as pessoas, encarar a morte não é fácil. É preciso ter coragem na vida, principalmente para morrer ou para suportar a morte de um ente querido. Toda perda é difícil, trabalhosa e dolorosa. Mais isso depende muito de como se vive, da postura frente a qualquer situação.
Além disso, existe diferença no tipo de perda. Mas a verdade é que, por mais que se prepare, nunca se aceitará completamente a morte.
Quando morre a mãe, morre também parte da infância e adolescência. Quando morre um filho, morre o futuro previsto para aquela pessoa, o sonho e o fato de ser alguém que acompanharia os pais até o fim de suas vidas.
Morte e morrer são palavras que as pessoas costumam evitar dizer ou pensar. Essa dificuldade em se conviver e de trabalhar com a idéia da morte, atrapalha enormemente sua elaboração e impede que se lide com tranqüilidade com as perdas, que são naturais e ocorrem inevitavelmente ao longo da vida. É normal existirem questionamentos, dúvidas, idéias a respeito da morte. Porém, o assunto vai sendo evitado e as pessoas são impedidas de expressar seus pensamentos, sentimentos, receios e dúvidas, negando o seu direito de lidar de forma saudável com a morte que, afinal de contas, é a única coisa que existe de concreto na vida.
Na natureza, percebe-se claramente a interação entre a vida e a morte: o dia morre para nascer a noite; a flor morre para nascer o fruto; as etapas da vida vão morrendo para darem lugar a outras que vão nascendo.
Por que só se pensa no fato de perder uma pessoa querida e não no que essa pessoa deixou para todos?
Por que essa pessoa terá de ser apagada e não poderá continuar viva mesmo sem a sua presença?
Meditemos nas questões acima.

 


Warning: mysql_select_db() expects parameter 2 to be resource, boolean given in /home/entesque/public_html/view/layout/home.php on line 69

Warning: mysql_fetch_object(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/entesque/public_html/config/funcoes.php on line 15

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/entesque/public_html/config/funcoes.php on line 18