Textosvoltar    

Psicologia do Luto

 

A psicologia do luto está voltada para o cuidado de pessoas que estão sofrendo a dor da perda, seja para a vida, como separação, doença; seja para a morte. No caso do Grupo Vila, oferecemos esta atenção aos que vivenciaram a morte de um ente querido.
 
Diante da perda de alguém amado inicia-se um processo de luto, que é natural e esperado e serve para lidarmos com todas as mudanças e sentimentos advindos da dor da ausência. Precisamos de um "tempo" para compreender a nós mesmos e aos que nos cercam; mudam-se conceitos, valores, crenças, repensamos quem somos, o que fizemos e o que podemos ser daí para frente. 
 
O processo de luto tem algumas fases: entorpecimento, anseio e protesto, desorganização e desespero, e reorganização. Reações emocionais, cognitivas e comportamentais que vão desde alterações na concentração, atenção, sono, apetite, apatia, desânimo e/ou agitação até sentimentos de culpa, raiva, revolta, tristeza, dentre outros. O importante é considerarmos que a intensidade do luto está relacionada com o vínculo que se tem com a pessoa “perdida” e tipo da morte, o contexto de vida atual e o tipo de personalidade do enlutado. 
 
A psicologia do luto no Grupo Vila é oferecida aos clientes, sem custos, através de orientações, aconselhamento psicológico e do grupo de apoio. Este serviço existe desde 2002 e é uma iniciativa inovadora. 
 
O grupo de apoio tem um papel muito importante no compartilhar de experiências; aprendemos muito uns com os outros. É um espaço para vivenciar os sentimentos e as questões surgidas com a morte, com respeito e afeto. 
 
Aprender que conviver com a saudade é tarefa difícil; muitas vezes nos vemos sós e desamparados. Não podemos evitar o sofrimento, mas podemos buscar formas de torná-lo menos pesado, compartilhando e aceitando que ele possa existir. 
 

 


Warning: mysql_select_db() expects parameter 2 to be resource, boolean given in /home/entesque/public_html/view/layout/home.php on line 69

Warning: mysql_fetch_object(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/entesque/public_html/config/funcoes.php on line 15

Warning: mysql_free_result() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/entesque/public_html/config/funcoes.php on line 18